sábado, 6 de junho de 2009

Porque as faculdades e universidades deveriam aderir ao Projeto Informática da Comunidade?

Muitas faculdades e universidades já se deram conta de que grande parte de seus alunos não detêm qualificação suficiente para realizar atividades ligadas à informática como formatar textos, inserir sumários, citações e referências bibliográficas atualizáveis, notas de rodapé e referências cruzadas, montar tabelas e gráficos, criar apresentações, editar fotos e vídeos para inserir em seus projetos, pesquisar na Internet.

Esta constatação surpreendeu pesquisadores, pois o que se constatou é que mesmo entre aqueles estudantes que já se consideravam incluídos digitalmente, pois têm contato com Orkut, MSN, e-mail, não houve o desenvolvimento de habilidades além daquelas necessárias para relacionamentos sociais na Internet.

Diante do fato de que a falta das habilidades acima referidas prejudicam o desempenho acadêmico, as instituições de ensino superior estão divididas, pois algumas acreditam que estes conhecimentos de informática são problema dos alunos e eles têm que resolver isto por conta própria, no entanto, é crescente o número de instituições que dão apoio e orientação para que o estudante supere estas dificuldades e desta forma possa ter um melhor desempenho em suas atividades acadêmicas, repercutindo assim positivamente nas avaliações do MEC.

Para as instituições de ensino superior que acreditam que são co-responsáveis pela formação de seus alunos, foi criado o Projeto Informática da Comunidade que proporciona a formação necessária, com os seguintes benefícios:

• Possui cursos auto instrutivos, que permitem aos alunos o aprendizado dentro do seu próprio ritmo, sem a necessidade de formação de turmas ou de horários rígidos.

• Os cursos são de alta qualidade e padronizados, os alunos recebem o ensinamento por meio de textos, imagens, animações, exercícios práticos e avaliações de aprendizagem, além de haver apostilas para suporte ao aprendizado.

• Os cursos podem ser instalados nos laboratórios de informática da própria instituição ou em laboratórios de parceiros (escolas municipais, estaduais, telecentros) que disponibilizam vagas para os alunos da instituição e utilizam os demais horários para a formação profissional da população carente.

• Além dos excelentes benefícios acima descritos, o custo/benefício é muito favorável:
  1. O custo de um laboratório/mês com o sistema interativo é de R$ 400, porém, se a Faculdade tiver maior quantidade, por exemplo 5 laboratórios, o custo cai para R$ 130 por laboratório/mês.
  2. O atendimento e acompanhamento aos alunos são feitos nos laboratórios de informática por professores ou ainda por alunos monitores, dentro dos cursos de extensão obrigatórios, sem custo algum ou ainda por meio de bolsas parciais, sem desembolso de recursos e/ou encargos trabalhistas.
  3. Dentro da grade curricular são mantidos cursos de informática tradicionais apenas para os assuntos mais ligados às disciplinas dos cursos, como no exemplo uma aula de Excel avançada para estatística e softwares específicos das áreas (contabilidade, medicina, pedagogia, etc.)
  4. As parcerias com outras entidades (telecentros, escolas municipais, estaduais, associações de bairros) minimizam radicalmente os custos, pois utilizam os laboratórios de informática destes parceiros permitindo atender a uma quantidade grande de alunos sem investimento em equipamentos e estrutura. Por exemplo:
  • A Faculdade faz parceria com a Prefeitura e obtém 100 vagas mensais para cursos. Supondo que ela tenha feito convênio para atender pelo menos 5 laboratórios, então terá o custo de R$ 1,30 por aluno mês, sem ter que investir em infra-estrutura, nem muito menos terá que pagar o monitor ou professor. O resultado é o mesmo de se ter esta vaga na Faculdade, pois a intenção é que o aluno aprenda, mas o custo é muito menor.
  • A parceria com outras entidades tem ainda a vantagem de projetar a Faculdade como benfeitora da comunidade, como empresa responsável socialmente, podendo até fazer com que a Faculdade obtenha mais alunos, pois estará presente nos laboratórios de informática onde seus futuros alunos estudam.
As faculdades e universidades deveriam aderir ao Projeto Informática da Comunidade porque o ensino de informática básica e profissionalizante não são função básica das instituições de ensino superior, porém, ao oferecer o Projeto Informática da Comunidade aos seus alunos o que se está permitindo é que estes superem suas limitações estejam aptos para bem desempenhar suas atividades acadêmicas, o que certamente é uma das metas das instituições. Além disto, podem-se estender estas oportunidades de formação para o quadro funcional, melhorando a qualidade de seu serviço e de seu atendimento. Como resultado final as instituições terão alunos e funcionários mais bem preparados, com a evidente conseqüência positiva diante das avaliações do MEC. Além disto, os cursos podem ser disponibilizados para as comunidades carentes com o conseqüente impacto social e de retorno de imagem para a instituição.

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