Centro Cultural Matarazzo sediará reunião regional do Projeto Informática da Comunidade
No dia 19/05/09 foi inaugurado o Projeto Informática da Comunidade no Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente. A princípio foram disponibilizados cinco computadores para atenderem 100 pessoas, sendo 50 vagas para funcionários públicos e 50 para a população, porém, no dia da inauguração todas as vagas foram preenchidas em apenas 40 minutos, surpreendendo a todos. Na semana seguinte, como a demanda continuava a crescer, o Secretário da Cultura Fábio Nougueira disponibilizou mais cinco computadores, aumentando assim a capacidade de vagas. Passados 30 dias, o projeto conta com 150 alunos e 170 pessoas em fila de espera. As aulas ocorrem de segunda a sábado e as inscrições podem ser feitas na própria biblioteca do Matarazzo.
Nesta quinta-feira, 26/05/2009, às 9h00, no Centro Cultura Matarazzo, está sendo realizado o encontro regional que pretende expandir o projeto por todas as cidades da região de Presidente Prudente. Estarão presentes autoridades municipais e representantes de empresas privadas que buscam soluções de baixo custo para implantar projetos de formação profissional para servidores públicos, para comunidades carentes e para funcionários de empresas.
Segundo Eduardo Souza, criador do projeto e atual presidente, “existem muitos locais onde os cidadãos podem fazer a inclusão digital, porém, na maioria das vezes as pessoas se limitam a entrar no MSN, Orkut, sites de jogos e diversões, por este motivo, foi criado o projeto de qualificação profissional utilizando os telecentros e laboratórios das escolas municipais, para que as pessoas possam se preparar para o mercado de trabalho”.
A cidade de Regente Feijó é uma das pioneiras neste sistema: “Começamos com apenas um local atendendo aos funcionários públicos, na busca da formação profissional e na melhoria do serviço público, porém, percebemos que poderíamos também atender à população e aos alunos das escolas. Hoje temos três locais atendendo nossos cidadãos. Estamos muito satisfeitos de sermos parceiros do Projeto Informática da Comunidade”. Pedro Rota, Diretor de Educação da cidade de Regente Feijó.
De acordo com Edson Kai, diretor executivo da FUNDEC - Fundação Dracenense de Educação e Cultura, muitas faculdades e universidades já se deram conta de que a falta das habilidades no uso dos computadores prejudicam o desempenho acadêmico de seus alunos, portando, a FUNDEC decidiu formalizar parceria com o Projeto Informática da Comunidade para dar apoio e orientação para que o estudante supere estas dificuldades e desta forma possa ter um melhor desempenho em suas atividades acadêmicas, repercutindo assim positivamente nas avaliações do MEC. Além disto, também estão participando dos cursos os professores e funcionários da Instituição.
André Domingos, atleta e medalhista olímpico, que também prestigiará o evento resolveu apoiar a iniciativa porque acredita que a formação profissional séria é uma das grandes formas de ajudar a população carente, pois fornece gratuitamente cursos como Introdução à Informática, Windows, Word, Excel, Power Point, Internet, E-Mail, Flash, Photoshop e muitos outros.
O encontro regional contará com os seguintes palestrantes:
• Fábio Nogueira, Secretário de Cultura do município de Presidente Prudente (SP) – Homenageado - Projeto Destaque para Telecentros
• Pedro Rota, Diretor Educação do município de Regente Feijó (SP) – Homenageado - Projeto Destaque em prefeituras no Estado de São Paulo
• Edson Kai, Diretor Executivo da Fundação Dracenense de Educação e Cultura – Homenageado - Projeto Destaque para Faculdades e Universidades
• Eduardo Souza, Presidente do Projeto Informática da Comunidade
• André Domingos, atleta, medalhista olímpico e padrinho do Projeto Informática da Comunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário