quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inauguração do Projeto Informática da Comunidade em Martinópolis - SP


No dia 08 de junho, a prefeitura de Martinópolis em parceria com o Rotary Clube e com a empresa Multimídia Educacional inaugurou oficialmente o projeto Informática da Comunidade, que realiza a inclusão digital e formação profissional de jovens, adultos e idosos. O “Informática da Comunidade”, em Martinópolis, foi instalado e está em andamento no Telecentro Comunitário, que fica na Rua Jorge Januário, 172, no Parque das Grevilhas. Lá ocorrem os cursos de Informática Básica e Capacitação Profissional de Secretariado. O público alvo são jovens, adultos e idosos. Ao todo, são 160 alunos. Já no Programa Espaço Cidadão, o público alvo serão os 80 jovens assistidos que frequentam o curso de informática que é oferecido no Espaço Cidadão. Para a realização dos cursos no programa, a Prefeitura adquiriu 11 computadores. O professor será o instrutor Pedro Henrique Teixeira, que passou por treinamento para ministrar as aulas.

O evento contou com a presença dos Exmo Sr. Prefeito de Martinópolis Sr. Waldemir Caetano de Souza, Baixinho, do Sr Ricardo, representante do Rotary Clube, Sr Eduardo Souza, criador do projeto Informática da Comunidade, do medalhista olímpico André Domingos, bem como de moradores e autoridades locais.

Para o criador do “Informática da Comunidade”, Eduardo Souza, o projeto vem trazer oportunidades de aprendizagem. “É importante que os centros de informática tenham espaços para o lazer, mas também é necessário a formação profissional. Cidadão sem estudo é sem oportunidade, sem esperança”, disse.

O medalhista olímpico André Domingos, que hoje é o maior incentivador do projeto, levou sua mensagem aos incentivadores e participantes do projeto. Domingos contou parte de sua história de vida baseada em sonhos. “Esse projeto reforma vidas. Se existisse na minha época, arrastaria muitos que se perderam”, comentou. O atleta também firmou compromisso informal com o prefeito Waldemir Caetano de Souza, em colocar o projeto nas escolas do município.

O prefeito Waldemir Caetano de Souza, Baixinho, parabenizou o atleta André Domingos e o Rotary Clube e salientou a importância de trabalhar ações para o ser humano. “É muito importante oportunidades que ofereçam conhecimento, chances de crescimento profissional e inserção no mercado de trabalho”, pontua o chefe do Executivo.


Fonte: Prefeitura de Martinópolis

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Prefeitura de Ilhabela inicia projeto "Informática na Escola"

A inclusão digital já faz parte do dia a dia dos alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela. A Secretaria de Educação deu início este mês às aulas do projeto “Informática na Escola” edição 2011. O curso de alfabetização digital foi implantado o ano passado em parceria com a empresa Multimídia, nos moldes do “Programa Informática da comunidade”, que conta com apoio de atletas olímpicos.

No total são 13 laboratórios distribuídos pelas escolas do município. O curso contempla um aluno por computador e atende estudantes do 4ª ao 9ª ano. São mais de mil alunos participando do projeto que trabalha também a formação profissional. O objetivo é expandir as aulas ainda aos monitores, professores, coordenadores e funcionários da secretaria.

O contato com o computador e um mundo de oportunidades que a internet oferece encanta os estudantes. O aluno João Pedro Sabino, da E.M. José Benedito de Moraes, no Reino, nem mesmo esperou a aula começar, sentou-se à frente de um computador e escreveu uma redação. A secretária de Educação, Lídia Sarmento, vê o curso como uma importante ferramenta de estímulo à leitura e exercício da alfabetização. Segundo ela, na escola os alunos vão encontrar formação e não jogos, redes de relacionamento, e-mails, o foco será o aprendizado. “Escolhemos este projeto porque é apostilado e o aluno precisa ler e interpretar, mas eles acabam fazendo isso sem perceber porque estão empolgados em passar de fase”, explica.

A Prefeitura de Ilhabela, lembra dos inúmeros investimentos na educação, desde a municipalização do ensino, introdução das aulas de inglês na grade curricular, construção de duas novas escolas, ampliações de diversos prédios escolares, entre outros. "Temos investido em todos os setores da educação e agora as crianças e jovens têm a oportunidade de aprender pesquisar e se profissionalizar utilizando o computador", completa.

Os cursos estão divididos em módulos. Cada módulo possui uma parte teórica com pequenos textos e filmes explicativos, tutorial para prática do que foi aprendido e avaliação final com testes sobre o conteúdo do módulo. O monitor fica todo o tempo disponível para tirar dúvidas sobre as atividades. As turmas são divididas em três níveis: básico (introdução à informática, Windows XP, Windows Seven, internet e blog), intermediário (Word, Excel, PowerPoint, Digitação e secretariado) e avançado (Corel Draw, Photoshop, Flash, Fireworks, Dreamwaver e Access). Cada aluno receberá o certificado dos cursos que concluiu. A média de aprovação deve ser igual ou superior a 7.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela
(19/05/2011)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alunos realizam cursos de Informática no Telecentro de Martinópolis (SP) – Informática da Comunidade

O Telecentro de Martinópolis em parceria com o projeto Informática da Comunidade, oferecem aulas digitais e apostilas para inclusão digital e profissionalização.
O projeto é aberto à comunidade, atualmente bem freqüentado pela turma jovem, já que os cursos do projeto prepararam para as exigências do mercado e ampliam as oportunidades de um primeiro emprego.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Gestores públicos, empresas, instituições e personalidades do esporte recebem em São Paulo o Prêmio Informática da Comunidade 2010

Em 14/09/2010 aconteceu em São Paulo, no Espaço Manacá, do CRA-SP, a entrega do Prêmio Informática da Comunidade 2010 para instituições, empresas, prefeitos e personalidades que se destacaram por apoiar projetos de tecnologia em prol da Educação, da formação pessoal e profissional.
Os prefeitos e dirigentes de educação e tecnologia se destacaram por terem implantado softwares educacionais e cursos profissionalizantes em escolas e telecentros. “Estamos muito orgulhos em saber que nossos alunos e nossa comunidade têm hoje a melhor tecnologia para educação e formação profissional e ficamos muito satisfeitos em saber que nossa cidade está se destacando entre outras de nossa região e até mesmo do Brasil”, comentou um dos prefeito homenageados.
“Tivemos a honra de receber os medalhistas e campeões olímpicos Maurren Maggi e André Domingos e pudemos agradecê-los pessoalmente pelo apoio que eles têm dado. Também temos que ressaltar o apoio do CRA-SP e da ASSESPRO-SP, bem como a presença dos prefeitos e diretores/secretários de educação que prestigiaram o evento e que foram premiados porque estão trabalhando com afinco para melhorar a vida dos cidadãos”, falou Eduardo Souza, Presidente do Projeto Informática da Comunidade.

Diversos municípios foram homenageados, entre eles, destacam-se os seguintes:

Campos Novos Paulista - Carmem Aparecida Giovani Ruiz, Prefeita
Ilhabela - Lídia Lúcia S. deLima, Secretária de Educação
Itatiba - Maria de Fatima Silveira Polesi Lukjanenko, Secretária de Educação
Marília - Rosani Puia de Souza Pereira, Secretária de Educação
Materlândia - Kelly Criatina Magalhães de Oliveira, Secretária de governo
Materlândia - Marques Serafim de Pinho, Prefeito
Materlândia - Romilde Pimenta, Secretária de Educação
Mendonça - Odair Corneliani Milhossi, Prefeito
Morungaba - Rita de Cássia Frare Cezar, Diretora de Educação
Pirassununga - Orlando Bastos Bonfim, Secretária de Educação
Porto Ferreira - Maria Cecília Gallo da Cunha Leme Rossi, Diretora de Educação
Porto Ferreira - Maurício Sponton Rasi, Prefeito
Porto Ferreira - Viviane Cristina Santana Rasi, Diretora do Depto. de Promoção Social
Presidente Prudente - Rogério Marcus Aless,i Secretário de Tecnologia da Informação
Santa Fé do Sul - Antônio Carlos Favaleça, Prefeito
Santa Gertrudes - EDNA BUORO JORGE, Secretária de Educação
Santa Gertrudes - João Carlos Vitte, Prefeito
Santa Gertrudes - José Ricardo Franzini, Secretária de Educação
São Vicente - Tânia Simões, Secretária de Educação

Outros educadores também prestigiaram o evento:

Jacareí - João Roberto Costa de Souza - Secretária de Educação
Piracaia - Maria Estela de Almeida Izzo - Secretária de Educação
Ribeirão Pires - Rosi Ribeiro de Marco - Secretária de Educação
Piquete - Sonia Maria Ortiz - Secretária de Educação
Itapecerica da Serra - Irani Conceição Baciega Roschel - Secretária de Educação

Encabeçados pela ASSESSPRO e pelo CFA também foram homenageadas empresas e instituições que desenvolveram ações inovadoras na área de responsabilidade social e projetos de tecnologia educacional e formação profissional:

ASSESPRO-SP - Roberto Carlos Mayer Presidente
Assessor Público - Hevandro João Conti Ferreira Diretor de Operações
Athos Brasil - Raimundo Sousa Pinto Diretor
CFA - Conselho Federal de Administração Suzana Fernandes Gerente Geral
Class Informática - Celso Tatizana Diretor
CRA - MG - Afonso Victor Vianna de Andrade Vice-Presidente
CRA - MT - Álvaro Scolfaro Presidente
CRA - MT - Cynthia Mendes Fior Diretora
CRA - SP - Reinaldo de Oliveira Gerente Executivo
Dell Brasil - João Carlos Giampietro Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios
Editora Esfera - Antônio Nicolau Youssef Diretor Editorial
Editora Toka - Cristiano Altino Diretor Administrativo
Fatra - João Gonçalves Cunha Mantenedor
Instituto da Oportunidade Social - Cibele Fernandes Sofia Analista Responsabilidade Social
MRV Engenharia - Antoni Oliveira Gestor de Novos Negócios
Multimidia Educacional - Evandro Mazzini Diretor de Tecnologia
Netbil Educacional e Informática - Leandra Dirane Analista de Negócios
PETe e PNCA - Marcelo Duarte Administrador
Prescon Informática - Carlos Eugênio Melo Flud Diretor
Sistema Gênese - Paulo Alves Representante Comercial
Softpark Informática - Ulysses Campolina Diretor Presidente
Supermercado Modelo -Cynthia Mendes Fior Diretora

Cada participante do evento recebeu um bônus para fazer 4 cursos gratuitos no site Centro Profissionalizante . A expectativa é para que em 2011 mais empresas, instituições e prefeituras participem e concorram ao Prêmio Informática da Comunidade que tem o objetivo de reconhecer ações que beneficiem a Educação brasileira por meio do uso de tecnologia.
Foram homenageados Gestores Públicos, Empresas, Instituições e Personalidades do Esporte
André Domingos e Maurren Maggi parabenizam incentivadores da tecnologia educacional.
Esta premiação visa estimular nas pessoas e instituições boas práticas de cidadania.
Público presente.

sábado, 7 de agosto de 2010

Cerimônia de Entrega de Certificados - Teodoro Sampaio (SP) - Informática da Comunidade

Realizou-se, na sala de auditório da prefeitura municipal, a Cerimônia de Entrega de Certificados aos alunos do distrito Planalto do Sul, que integra o município de Teodoro Sampaio (SP).
O encontro foi marcado por um clima de emoção entre alunos, monitores, familiares e convidados, que aceitaram o convite para se juntar a este momento de celebração.
Quinze alunos, com idades que vão dos 10 ao 35 anos, receberam certificado por concluir os cursos de Linux, Noções de Secretariado, Gimp(edição de imagens) e internet.
Os alunos foram prestigiados por seus familiares e por presenças ilustres: Prefeito Ademir Infante, secretário da educação Ademar Zambrini, secretário da saúde Sérgio e vereadores.
O prefeito Ademir Infante parabenizou alunos e monitores pelo seus esforços e empenho, e disse que deseja continuar investindo para que Teodoro Sampaio continue atualizada e progredindo.
Seguiu-se o momento mais esperado, a entrega de certificados pelas mãos do medalhista olímpico André Domingos, que na oportunidade passou uma mensagem de apoio e incentivo aos alunos.
Para encerrar a cerimônia foi realizado o sorteio da Promoção Blog, valendo uma camiseta do projeto com diversas assinaturas de atletas e 10 raspadinhas.
A sessão foi aberta pelo Secretário Ademar Zambrini, que congratulou a todos por cumprirem esta importante etapa em suas vidas.
Prefeito municipal Ademir Infante discursou sobre a importância de investir em formação profissional e melhorar a qualidade de vida da população.
Prefeito municipal Ademir Infante e autoridades locais.
Prefeito municipal Ademir Infante entrega certificado à aluna.
Secretário da Saúde Sérgio parabeniza alunos, e agradece ao prefeito por investir neste projeto.
Medalhista Olímpico André Domingos.
André Domingos transmite mensagem de apoio e incentivo aos alunos do projeto Informática da Comunidade.
André Domingos entrega certificado ao aluno do projeto.
Aluno recebe certificado.
Aluna recebe certificado.
Monitores Ederson e Carol recebem certificado.
Sorteio da Promoção "Seu Blog Concorre a Prêmios" para os alunos participantes do curso Criando Blog.
Aluna ganhadora do prêmio camiseta com assinatura de diversos atletas.
Ganhadores do sorteio da promoção "Seu blog concorre a prêmios".

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mendonça (SP) amplia Informática da Comunidade para mais um laboratório

O município de Mendonça (SP) ampliará o projeto Informática da Comunidade, estendendo o projeto para mais um laboratório, a nova Inauguração será em breve. Os responsáveis pelo projeto fizeram capacitação presencial em Presidente Prudente, dessa forma estão se preparando para esta nova demanda.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Inauguração de projeto para capacitar servidores municipais da Educação - São Vicente (SP)

São Vicente (SP) inaugura projeto para capacitar servidores municipais da Educação: o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem - que irá oferecer cursos online gratuitos à funcionários das escolas municipais.